Ele explicou que a luta para evitar que a alíquota do ICMS subisse para 21% o incentivou e ser pré-candidato
O pré-candidato do PP à prefeitura de Porto Velho, o advogado Valdir Vargas, conversou com o apresentador Dirceu Fernandes no programa Antena News. Ele explicou que o resultado da mobilização para impedir que a alíquota do ICMS em Rondônia ficasse em 21% foi um dos fatores que o incentivou a ingressar na política.
Como presidente da Associação Comercial e Empresarial de Porto Velho, Valdir Vargas participou da mobilização para que esse valor fosse reduzido, e acabasse ficando em 19,5%, um percentual que ele disse ser alto.
O pré-candidato detalhou que o empresário passa por muitas dificuldades, porque precisa pagar o ICMS adiantado, e que é obrigado a repassar esse custo para o produto.
“O aumento da alíquota prejudicou a população em geral. Aquele foi um momento em que eu tive a certeza de que preciso participar da vida pública, para que minha voz seja ouvida na hora de se tomar decisões que afetam a vida da população”, adiantou.
Valdir Vargas tem 34 anos e nasceu em Porto Velho. Ele disse que a cidade está crescendo, se estruturando, juntamente com o estado, mas afirmou ser preciso evitar que a população seja penalizada nessa necessidade de estruturação.
Ele citou como exemplo a tentativa de taxar o agronegócio, fato evitado devido à mobilização e à pressão exercida na Assembleia Legislativa e no governo, no mesmo período do aumento da alíquota do ICMS.
“É bom lembrar que o produtor já paga imposto em tudo o que compra. E estavam tentando colocar mais um imposto. Não podemos esquecer que o agronegócio é que movimenta a economia de Rondônia. Mas pelo menos essa nós conseguimos evitar. É claro que eu não trabalhei sozinho nisso. Acredito sempre no resultado de um trabalho em conjunto”, explicou Valdir Vargas.
Ele também foi presidente da Abrasel, seccional Rondônia, e defendeu o setor gastronômico durante a pandemia. “A luta não foi fácil, devido à ordem inicial para que tudo fosse fechado, contou.
Investimentos
Valdir Vargas também disse ser essencial o investimento em educação, pois hoje é alto o número de crianças fora da sala de aula, e também a recuperação das estradas vicinais, tanto para o escoamento da produção quanto para garantir o transporte escolar.
Segundo ele, outro problema que precisa ser resolvido é o da saúde, pois são muitas as reclamações, principalmente das pessoas que moram nos lugares mais afastados do centro.
“Não há como a prefeitura resolver tudo isso sem apoio. São necessárias parcerias, e isso se constrói com diálogo. Vamos conversar e assim melhorar a situação da população”, afirmou Valdir Vargas.