Até a manhã desta terça-feira (7), PRF resgatou 1565 pessoas e 32 animais; moradores enfrentam falta de água potável, alimentos e medicamentos
Na segunda-feira (6), Policiais rodoviários federais, com o emprego de barcos, resgataram moradores do bairro Humaitá, em Porto Alegre (RS). Após ouvir pedidos de socorro, a equipe da PRF encontrou as duas moradoras – mãe e filha – isoladas, sem água potável, medicamentos e alimentos. Na mesma situação estavam outras sete pessoas, que também foram resgatadas pelos policiais. Animais de estimação – um cachorro e dez gatos – foram retirados das áreas alagadas e levados para locais seguros.
A PRF reforçou o efetivo de 210 policiais lotados no Rio Grande do Sul com policiais de outros estados, que estão se somando ao socorro e resgate de moradores nos municípios afetados pelas chuvas e inundações. Além do incremento de pessoal, a PRF também reforçou a frota de viaturas do estado com veículos e helicópteros, largamente empregados nas áreas de difícil acesso, como telhados e propriedades isoladas.
Força de trabalho da PRF no RS para resgate das vítimas das chuvas no estado:
Policiais lotados no RS: 210
Policiais de outras unidades da federação que já atuam no RS: 75
Policiais em deslocamento de outras unidades da federação para reforçar o trabalho de resgate no RS: 69
Viaturas utilizadas nos resgates: 60 (40 viaturas do RS e 20 viaturas extras)
Viaturas adicionais em deslocamento para o RS: 18
Embarcações disponíveis: 1 bote
Embarcações em deslocamento para o RS: 3 botes
Aeronaves utilizadas nos resgates: 3 helicópteros
Trechos de rodovias federais interditados: 59 (45 totais e 14 parciais)