[ad_1]
Ainda não está claro se o rascunho vai ser votado pelo Conselho de Segurança e não há uma data marcada para uma reunião dos países que compõem o grupo. Até agora, os EUA vinham se opondo ao emprego da expressão cessar-fogo nas resoluções da ONU. Palestinos inspecionam uma casa atingida por um ataque israelense em Rafah
REUTERS
Os Estados Unidos vão propor um texto para uma resolução do Conselho de Segurança da ONU com o pedido de um cessar-fogo na guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, de acordo com a agência Reuters, nesta segunda-feira (19).
O texto também é contra uma ação militar que os israelenses pretendem fazer em Rafah, no sul da Faixa de Gaza. Israel ameaçou invadir Rafah no período do Ramadã, um mês de orações e jejum para os muçulmanos que começa no dia 10 de março. Israel disse que vai atacar se o Hamas não libertar os reféns que mantém em seu poder desde o início da guerra, em 7 de outubro de 2023.
Ainda não está claro se o rascunho vai ser votado pelo Conselho de Segurança e não há uma data marcada para um encontro dos representantes dos países que compõem o grupo. O conselho tem 15 membros, e para que uma resolução seja aprovada é preciso que 9 deles votem a favor e que nenhum dos membros permanentes (EUA, França, Reino Unido, Rússia e China) vete a proposta.
População civil em Rafah
Cerca de 1 milhão de pessoas estão em Rafah, no sul da Faixa de Gaza. Muitas delas já deixaram suas casas em regiões mais ao norte do território, onde a guerra se concentra.
O rascunho da proposta de resolução dos EUA diz que que “uma grande operação em Rafah iria resultar em mais dano aos civis e mais deslocamentos, que poderia ser inclusive em países vizinhos”.
Cessar-fogo
O governo dos EUA vinha se recusado a empregar a expressão cessar-fogo nas resoluções da ONU sobre Israel. No entanto, a expressão consta no rascunho de resolução ao qual a Reuters teve acesso. O presidente Joe Biden tem dito cessar-fogo em seus discursos e afirmou que falou sobre o tema com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.
No sábado, a Argélia pediu para que na terça-feira haja uma votação em uma resolução que os seus representantes redigiram. Pelo texto argelino, o Conselho de Segurança pediria um cessar-fogo imediato por razões humanitárias.
A embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, já sinalizou que essa proposta de resolução seria vetada porque o texto colocaria em risco as negociações sobre a libertação dos reféns que ainda estão sob controle do Hamas.
[ad_2]
Source link
Subscribe to Updates
Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.
What's Hot
EUA vão propor ao Conselho de Segurança da ONU cessar-fogo em Gaza e oposição à ofensiva de Israel em Rafah, diz agência
Previous ArticleEm janeiro, inflação pesou mais para a baixa renda, diz Ipea