[ad_1]
Segundo Novatek, produtora de gás natural russo, explosão ocorreu por ‘causas externas’. Agência russa fala de ataque de drones ucranianos. Mais cedo, Ucrânia bombardeou postos militares russos em Donetsk, região ucraniana controlada por Moscou, provocando 18 mortos, segundo governo local. Nuvem de fumaça é vista em São Pertersburgo, na Rússia, após explosão em estação de gás natural, em 21 de janeiro de 2024.
Telegram via AFP
Uma explosão seguida de um incêndio destruiu parte de um terminal de gás natural em São Petersburgo, na Rússia, neste domingo.
Segundo a Novatek, a maior produtora de gás natural da Rússia, a explosão ocorreu por “causas externas”. Chamas foram vistas por toda a cidade, a segunda maior do país, de acordo com a imprensa local.
Moradores, ainda segundo a imprensa da cidade, relataram ter avistado drones sobrevoado a cidade. A agência de notícias russa Interfax afirmou, com base em fontes do governo russo, que o incêndio foi provocado por um ataque com drones da Ucrânia. A suspeita é de que as explosões são uma retaliação a bombardeios recentes da Rússia em grandes cidades ucranianas (leia mais abaixo).
“De acordo com informações preliminares, o incêndio foi resultado de influência externa”, afirmou a Novatek em um comunicado, sem citar mais detalhes das causas da explosão.
Kiev ainda não havia se manifestado até a última atualização desta reportagem, mas, desde o início da guerra na Ucrânia, há quase dois anos, o governo ucraniano adotou a praxe de não falar sobre ataques atribuídos ao Exército do país.
Ataques em Donetsk
Ucrânia ataca depósito de petróleo na Rússia
Mais cedo, 18 pessoas morreram e outras dez ficaram feridas após forças da Ucrânia bombardearem Donetsk, uma das cidades ucranianas atualmente controladas pela Rússia, segundo o chefe regional nomeado pela Rússia, Denis Pushilin.
O prefeito da cidade também nomeado pela Rússia Alexei Kulemzin afirmou que o ataque ocorreu em uma área movimentada da cidade, onde estão localizadas lojas e um mercado.
Donetsk é uma das quatro regiões ucranianas que a Rússia alegou ter anexado após um referendo local no ano passado. A anexação não foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela maioria dos países na Assembleia Geral das Nações Unidas.
Escalada de bombardeios
Rússia faz ataque massivo a várias regiões da Ucrânia
A suspeita é de que as explosões reportadas neste domingo sejam uma retaliação da Ucrânia a uma escalada recente de bombardeios russos na Ucrânia, contrastando com o cenário da guerra no país ao longo de 2023, com ações mais concentradas nas frentes de batalha.
Desde o fim de dezembro, tropas russas têm bombardeado uma série de alvos civis ao redor do país vizinho, segundo autoridades ucranianas. Em 29 de dezembro, Moscou fez um dos maiores ataques coordenados à Ucrânia, atingindo alvos civis como uma maternidade e deixando 30 mortos, segundo Kiev.
[ad_2]
Source link
Subscribe to Updates
Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.