[ad_1]
Salma Luevano é a primeira pessoa trans a se tornar deputada federal no país. Ela é do Morena, o mesmo partido de Lopez Obrador. Imagens de rede social de Salma Luevano
Reprodução/Instagram
O presidente do México, Andres Manuel Lopez Obrador, pediu desculpas para a deputada Salma Luevano, a primeira pessoa trans a se tornar deputada federal no país por ter dito que ela “um homem vestido como uma mulher”.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
No fim de semana, Lopez Obrador encontrou Luevano em um evento e a cumprimentou com um beijo no rosto. Os dois são do mesmo partido, o Morena.
No dia seguinte, perguntaram a ele por que ele a cumprimentou dessa forma. Foi então que ele afirmou que a deputada é um homem vestido como uma mulher.
A frase foi muito criticada nas redes sociais. Diversos membros da comunidade LGBTQIA+ do México se solidarizaram com a deputada.
Ele finalmente pediu desculpas nesta terça-feira (9). Em uma entrevista coletiva, ele afirmou o seguinte: “Eu quero pedir desculpas para a colega que se identifica como mulher”.
A deputada publicou um texto na rede social X (Twitter) para afirmar que ela recebeu o pedido de desculpas: “Hoje, o presidente Lopez Obrador ofereceu um pedido de desculpas por ter errado meu gênero. Essa declaração é muito importante, porque torna a nossa luta de décadas visível. Eu sou uma mulher, e isso não é questão de discussão”, disse ela.
Dia do Orgulho LGBTQIA+: maioria das pessoas trans não consegue mudar de nome no Brasil
[ad_2]
Source link
Subscribe to Updates
Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.
Lopez Obrador, presidente do México, chama deputada trans do próprio partido de ‘homem vestido de mulher’ e depois pede desculpas
Previous ArticlePrefeitura e RIOgaleão firmam acordo de cooperação