Entenda o que é prolapso da válvula mitral que matou João Carreiro de apenas 41 anos
A música sertaneja perdeu um de seus representantes com a morte de João Carreiro, aos 41 anos, na última quarta-feira (3). O cantor enfrentava uma doença chamada de PVM (prolapso da válvula mitral). Após passar por uma cirurgia para a substituição da válvula cardíaca, por conta da condição, Carreiro não resistiu ao procedimento.
Para compreender essa condição, o portal ND Mais conduziu uma entrevista com o médico cardiologista Lindolfo Moratelli Filho, que esclareceu o que é o prolapso da válvula mitral e como pode ser tratado.
Moratelli explica que o prolapso da válvula mitral ocorre quando a válvula fica um pouco frouxa e se desloca para dentro do átrio esquerdo.
“Isso é algo comum e nem sempre causa problemas. No entanto, quando a válvula fica excessivamente frouxa e não fecha adequadamente, pode se tornar uma doença”, ressalta o médico.
Segundo o profissional, quando essa condição se agrava e causa sérios problemas na válvula, o tratamento necessário é cirúrgico, como no caso de João Carreiro.
“É após uma avaliação cuidadosa que os médicos podem corrigir o problema através de um procedimento chamado plastia ou realizar a troca da válvula durante a cirurgia. Geralmente, a cirurgia é segura, mas em casos mais complexos ou na presença de uma infecção na válvula, ela pode ser mais delicada”, conclui Moratelli.
Como funciona o diagnóstico da doença de João Carreiro?
Conforme o manual MDS, amplamente utilizado por médicos em todo o mundo, o diagnóstico do prolapso da válvula mitral envolve uma avaliação clínica inicial, sendo confirmado por meio do exame conhecido como ecocardiografia.
No exame, a identificação de folhetos da válvula mitral mais espessos (com pelo menos 5 mm), mais soltos e deslocando-se para locais inadequados pode indicar uma condição denominada degeneração mixomatosa. Essa condição apresenta um risco elevado de desencadear infecções cardíacas e vazamento na válvula mitral.
Sintomas
Quanto aos sintomas, a maioria das pessoas com prolapso da válvula mitral não percebe alterações. Contudo, alguns podem experienciar sintomas difíceis de serem atribuídos apenas ao problema na válvula. Esses sinais incluem dor no peito, batimentos cardíacos rápidos, sensação de palpitações, enxaquecas, fadiga e tonturas. Em alguns casos, há a possibilidade de queda da pressão arterial ao ficar em pé, fenômeno conhecido como hipotensão ortostática.
Quem era o cantor?
Natural de Cuiabá (MT), João Sérgio Batista Corrêa Filho faleceu aos 41 anos, encerrando uma carreira de quase duas décadas na música.
O empresário Diego Diniz, ao abordar a trágica perda, relatou ter dialogado com o cantor no dia anterior, descrevendo-o como sorridente, confiante e tranquilo. Contudo, a batalha foi exaustiva, culminando na irreversível partida de João Carreiro.
A dupla João Carreiro & Capataz marcou uma era durante o período denominado “Sertanejo Universitário”, entre a segunda metade dos anos 2000. Entre 2009 e 2011, hits como “Xique Bacanizado” e “Bruto, Rústico e Sistemático” conferiram reconhecimento nacional à dupla.
Após a separação em 2014, João Carreiro trilhou carreira solo, obtendo êxito com composições como “O Bagulho É Louco Mano”.
Com uma presença notória nas redes sociais, o artista compartilhava sua rotina de shows com uma base de fãs que ultrapassava 890 mil seguidores.
João Carreiro celebrou seu 41º aniversário no final de 2023, deixando um vácuo na paisagem musical e entre seus admiradores.